Pela Qualidade, Exigência e Inovação em Medicina Estética e Cirurgia Cosmética.

Esta associação científica em cumprimento dos seus fins, tem como principais pilares:

a)     O estudo, promoção, divulgação de informação e pesquisa de toda a matéria científica sobre medicina aplicada à estética do corpo humano;

b)      Promoção de intercâmbios e relações entre os parceiros e entre esta associação e outras sociedades ou associações de medicina estética interna ou externa bem como com qualquer entidade pública ou privada;

c)      Estabelecimento de parcerias científicas e colaboração com tecido empresarial português e internacional com o mesmo fim.

Com vista à prossecução dos seus objetivos, a associação propõe-se a realizar todo o tipo de atividades, tanto de cariz científico como de divulgação de informação, organização de simpósios, conferências, cursos de especialização e jornadas, nacionais e internacionais, e outros eventos que possam levar direta ou indiretamente à realização de fins sociais.

História da Sociedade

No dia 18 de Junho de 2015, a SOCIEDADE PORTUGUESA DE MEDICINA ESTÉTICA E CIRURGIA COSMÉTICA – SPMECC, registrada no cartório notarial da cidade do Porto,  a primeira sociedade em território nacional na área da Medicina Estética. Fundada com uma forte vontade de mudança, pois Portugal não podia continuar ignorar os sinais dos tempos. Nasce de uma iniciativa de médicos com formação Pós-Graduada em Medicina Estética, a trabalhar em Portugal nesta área. Os Sócio Fundadores: Dr. Marco Guerra Rocha, Drª. Maria Calle, Drª. Lorena Rivas, Dr. José Miguel Fernandez, Dr. Rafael Almeida e Drª. Simone Ayres.

A Sociedade Portuguesa de Medicina Estética  e Cirurgia Cosmética, surge de uma vontade isenta de pressões políticas, nacionais ou internacionais, e sem fins lucrativos ou de promoção da autoimagem.

A 15 de Julho de 2015 na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, realiza-se a eleição dos órgãos sociais, estatutos e regulamento. 

Em Outubro de 2015, foi celebrado um protocolo com a seguradora Tranquilidade, para a criação de um seguro de Responsabilidade Civil e Profissional para os actos da Medicina Estética exclusivo para os médicos associados dos seus associados.

Progressivamente, após múltiplos contatos, foram-se associando colegas das várias especialidades, nomeadamente Cirurgia Plástica, Dermatologia e de vários os pontos do país.

 Em Outubro de 2015, a SPMECC, marca presença em audiência na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos com o Presidente da Secção Regional da altura, Dr. Miguel Guimarães. Fez-se representar por todos os membros da Direção constituindo a apresentação oficial perante a Ordem profissional, aproveitando para demonstrar os seus propósitos.

Desde de Novembro de 2015 e durante um período de cerca de dois anos, que foi negociada uma parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ICBAS para a implementação da primeira pós Graduação Nacional de Medicina Estética em Universidade Pública, processo que acabou por não se consolidar.

Em 16 e 17 de Março, realiza-se o 1º Congresso Nacional de Medicina Estética ”ME”, no Hospital Escola Fernando Pessoa, trazendo mais de 25 oradores nacionais e internacionais, com uma forte presença da indústria farmacêutica e atingindo cerca de 250 congressistas, assumindo-se como o evento de referência nacional da área. Este Congresso vai já na sua 3ª Edição. De referir o nascimento da 1ª Edição da Revista Nacional de Medicina Estética, com uma tiragem limitada ao Congresso.

A 13 de Outubro de 2017, surge a 1ª Edição da  primeira Pós Graduação Nacional em Medicina Estética – “Pós ME”, fruto de um protocolo celebrado entre a Universidade Fernando Pessoa e a SPMECC, com vinte médicos de múltiplas especialidades e de vários pontos do país. O corpo docente constituído por médicos de diversas especialidades médicas, com formação específica em medicina estética e com algumas personalidades internacionais desta área. 

Em Abril de 2017 a SPMECC torna-se membro da Associação Internacional de Medicina Estética, ASIME  e parceiro da Associação Brasileira de Medicina Estética ABME pela mão do Dr. Fernando Carvalho Membro da Direção ABME, protocolo assinado pelo  responsável do Departamento Internacional, Dr. Rodrigo Ayoub.  Em Junho de 2017, o Presidente da Associação Brasileira de Gineco Estética ABCGIN, Dr. António Zelaquet e Dr. Fernando Carvalho vêm a Portugal para lecionar o 1º Curso Nacional de Gineco Estética e Modulação Hormonal em parceria, e assinam parceria entre as duas sociedades. Em Novembro de 2017 firma parceria com a recém nascida Sociedade Portuguesa de Ginecologia Estética e Regenerativa  Funcional – SPGERF, protocolo estabelecido pelo colega Dr. João Matos com a Presidente Dra. Maria Manuela Sampaio.

A 25 de Janeiro de 2019, são entregues os primeiro Diplomas aos médicos finalistas da 1ª Edição da Pós Graduação Nacional de Medicina Estética – “Pós ME”, com cerimônia oficial no salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, contando com a presença do Magníssimo Sr. Reitor Salvato Trigo, a Directora Técnica do Curso Drª Maria Calle, o Presidente do Conselho Científico e Pedagógico Dr. Marco Guerra Rocha e o Sr. Prof. Dr. Silvério Cordeiro.

Conscientes que este é o caminho, e de que este percurso não tem volta, a SPMECC continuará a lutar pela regulamentação, reconhecimento da Medicina Estética em Portugal. 

0